Sistemática e Biodiversidade

27/02/2011

por Pedrinha

Sistemática é o ramo da Biologia que estuda, principalmente, a diversidade biológica ou Biodiversidade. Isto significa dizer que, estuda as variações existentes em cada grupo de seres vivos. Os principais objetivos da Sistemática consiste:

1) Descrever a diversidade biológica;

2) Desenvolver critérios para organizar (nomear) a diversidade, agrupando os seres vivos pertinentes as suas características correspondentes;

3) Compreender os processos biológicos responsáveis pela existência da Biodiversidade.

No século XVIII, Lineu, que foi considerado por muitos como o pai da Taxonomia, acreditava na existência de 10 mil tipos diferentes de formas de vida. A partir daí, cientistas já diagnosticaram nomes científicos de mais de 2 milhões de espécies. E acredita-se que ainda haja muitas outras por descobrir. Essa incrível variedade levou aos cientistas a concluir, mais de dois séculos atrás, que seria necessário construir um sistema eficiente para organizar e compreender a diversidade biológica.

O sistema desenvolvido pelos cientistas utiliza o mesmo princípio dos da organização de um supermercado, por exemplo: A divisão em categorias. Sob esse aspecto, era preciso criar um sistema baesado na hierarquiapara classificar todos os seres vivos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: