A base molecular da Vida- Parte II

10/02/2011

por Pedrinha

continuação

 

2)Constituintes da matéria viva: 

Quando se analisa a matéria que constituiu os seres vivos, encontram-se principalmente os elementos: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S). Apenas esses seis elementos constituem mais de 95% da estrutura corporal da maioria dos seres vivos, o que nos dá uma ideia da abundância na matéria viva. Deve-se ressaltar que, desses seis, apenas os quatro primeiros (CHON), são indubitavelmente os mais abundantes.

2.1) O Carbono e a sua compatibilidade com a vida: 

Como já se foi mencionado, a vida na Terra baseia-se no elemento Carbono, que constitui a estrutura básica de todas as moléculas orgânicas. Nestas moléculas, geralmente, há átomos de carbono unidos em sequência, formando as chamadas Cadeias Carbônicas,  com dezenas de milhares de combinações entre os átomos. É peolo fato do Carbono ser tetravalente e super abundante que ele liga-se facilmente a outros átomos já antes mencionados, justificando assim a grande variedade de moléculas orgânicas diferentes.

2.2) Principais moléculas dos seres vivos:

A matéria que constitui os seres vivos revela a abundância da água. Basta dizer que praticamente cerca de 70% a 85% da massa de qualquer ser vivo é composta por ela. O resto pode identificar como 10% a 15% de proteínas; 2% a 3% de lipídios; quantos aos glicídios (1%) e ácidos nucleicos, também 1%. Se pudéssemos “secar” completamente uma pessoa de 60 kg, ela encolheria e pesaria 12kg do restante das substâncias orgânicas.

continua…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: