A Origem da Vida- Parte III

31/01/2011

por Pedrinha

continuação

 

3.3) Os experimentos de Pasteur:

 

Louis Pasteur

 

Somente por volta de 1860, através dos experimentos de Louis Pasteur, é que conseguiu-se comprovar verdadeira e definitivamente que os microorganismos surgem se, e somente se, a partir de outros descendentes.

A experiência que ele fez foi simples e elegante: Ele depositou um líquido nutritivo dentro de um balão de pescoço longo, estirou-se do balão após um aquecimento momentâneo e, com isso, formou-se um tubo fino e curvo. Em seguida, submeteu o líquido dentro do balão à fervura, matando os microorganismos.

Após a fervura o balão resfriou-se. Com o resfriamento, há condensação d’água no tubo que contém partículas que poderiam entrar no balão juntamente com o ar.

Mantendo o balão intacto, verifica-se que, mesmo após muito tempo, o líquido permanecera estéril. Pasteur então, quebrou o pescoço do balão, denominado Pescoço de Cisne e observou que começara, posterioemente, a aparecer microorganismos. E assim, postulou que realmente todo e qualquer Ser é oriundo de outro.

Exemplo Ilustrativo do Experimento de Pasteur

3.4) O Experimento de Miller:
A possibilidade de ter ocorrido evolução gradual dos sistemas foi testada pelo jovem químico Stanley Miller. Na época, ele trabalhava na universidade de Chicago e, uma vez lá, Miller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra Primitiva e introduziu nele todos os componentes que supostamente constituiam a atmosfera primitiva.

Exemplo Ilustrativo do Experimento de Miller

A água fervida transformou-se em vapor e, assim, proporcionou a circulação de todo o sistema. No balão em que misturou-se água gaseificada ocorreram pequenas descargas elétricas, simulando os poderosos raios da Terra. Após essas descargas, os materias são submetidos a um resfriamento para simular a condensação n da atmosfera. A parte em “U” desse sistema é como se fosse os mares primitivos, que recebiam as chuvas e os compostos formados na camada.
Pela análise da água contida nessa parte, pode-se afirmar a formação de moléculas orgânicas, dentre elas: Aminoácidos, as precurssoras das proteínas.
Agora vocês já sabem um pouco sobre a breve Origem da Terra e de como os cientistas usaram de métodos inteligentes e sagais para desvender essas teorias. Espero ter ajudado pelo menos um pouco a maioria de vocês.
um abraço á todos😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: