O que é Vida?

26/01/2011

por Pedrinha

 

Sabe-se que Biologia é a ciência encarregada dos Seres Vivos e da vida em geral, além de todos os seus aspectos. Suas interações biológicas, habitats e, até mesmo a relação Homem/Natureza, vem fazendo cada vez mais parte da Biologia.

Entretanto, a palavra “Biologia” só surgiu genuinamente como Ciência em 1800 e 1802, quando alguns naturalistas, dentre eles, Lamarck e Charles Darwin, chegaram à conclusão de que animais e plantas diferiam-se dos seres inanimados por apresentarem algo que mais tarde foi chamado de VIDA.                             

 

 

 

 

 

 

 

Mas afinal, do que é feito um Ser Vivo?

 

Toda matéria é composta por moléculas e por átomos. Isso significa que a matéria viva está submetida às mesmas leis naturais do universo. Na matéria viva, porém, determinados tipos de elemento químico sempre estarão presentes e em maior proporção do que em objetos inanimados. Esses elementos são: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O)  e Nitrogênio(N).

Dezenas, centenas e até milhões de átomos desses elementos unem-se por interações químicas justificando a identidade biológica de todos os Seres Vivos. Essas interações formam substâncias denominadoas Substâncias Orgânicas e nelas destacam-se:


*Proteínas;

 

*Carboidratos;

*Lipídios;

*Àcidos Nucléicos

 

Todas essas substâncias em constante atividade viabilizam a característica de todo o Ser Vivo. Além disso, também considera-se como matéria orgânica o Ser que:

1- Possui metabolismo próprio;

2-Possui célula, mesmo que uma;

3- Capacidade de reprodução;

4- Movimento e reação ao ambiente.

 

Hereditariedade

 

A Hereditariedade é outro fator relevante e ligada à Reprodução. Todo e qualquer Ser Vivo, ao se reproduzir, transmite ao outro um conjunto de instruções em códigos inscritas no material genético, a partir das quais o novo ser desenvolverá sua organização respectiva. Herdamos de nossos pais todas as informações e instruções necessárias para nos formarmos na fase fetal através do DNA.  O DNA é uma molécula universal que contém cada informação para passar à prole as mesmas instruções genéticas. É como se o DNA fosse a receita de um bolo e “fabricasse” o bolo com essa receita. Analogicamente, esse bolo seria a proteína.

 

Existem diversas definições sobre o que é vida e alguns cientistas acham que não é possível chegar a um pleno acordo sobre esse conceito.

O metabolismo genético controla o metabolismo celular e define as características típicas de cada célula ou conjunto de células que constituem o organismo celular.

O material genético varia ligeiramente entre os membros de uma mesma espécie, o que é chamado variabilidade genética. Graças à essa variabilidade, os indivíduos produzidos a cada geração são ligeiramente diferentes uns dos outros e alguns, eventualmente, podem ter mais chance de sobreviver e de se reproduzir.

 

É isso galera. Espero te ajudado a desvendar um pouco sobre o grande mundo biológico e seus mais curiosos mistérios. Neste vasto universo que ainda por muitos anos será explorado

 

um abraço😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: