A base molecular da Vida- Parte I

08/02/2011

por Pedrinha

1-1) A Química e a vida:  O desenvolvimento da Química nos atuais séculos foi o ápice para que a Biologia conquistasse tamanho conhecimento científico. Sem uma base proporcionada pela Química, indubitavelmente não seria possível investigar o mundo submicroscópico e descobrir como uma célula funciona, construindo assim um dos pilares da Biologia Moderna.

Um passo importante, e também de grande salto para o mundo microscópico, foi a da teoria atômica, segundo a qual toda e qualquer matéria é constituída por minúsculas partículas denominadas átomos. Deve-se dizer que a imensa variedade de substâncias já encontradas na Terra, inclusive a que formam nós, Seres vivos, resulta de milhares de combinações distintas dentre os 89 elementos químicos naturais da Tabela Periódica.

No começo do século retrasado, a Química Inorgânica, encontrava-se razoavelmente desenvolvida . Já havia métodos de síntese que permitiam “fabricar” uma variedade de substâncias em laboratório. Os químicos também já sabiam extrair, purificar e analisar diversas substâncias encontradas nos Seres vivos- as Substâncias Orgânicas.

1-2) As Substãncias Orgânicas:  Os químicos perceberam que, de certa forma, os Seres vivos possuiam átomos que também eram presentes em objetos inanimados. Todavia, ainda predominava a crença de que as substâncias orgânicas só podiam ser sintetizadas no interior de organismos vivos. Logo, coube a pergunta: Como diferenciar os Seres vivos de seres inanimados?

Desde o século XVIII tornou-se bastante difundida a ideia de que a produção de substâncias orgânicas eram advindas de uma “essência” imaterial, denominada por alguns de “força vital”. Essa crença foi regida por muitos pesquisadores durante tempos. Doravante, a mesma começou a perder suas concepções graças ao químico alemão Friederich Wöhler conseguiu fabricar ureia, provinda da urina de animais. A experiência de Wöhler abalou o dogma vitalista ao mostrar que era possível produzir moléculas orgãnicas em laboratório utilizando os mesmos métodos de produção de substâncias inorgânicas. Vale ressaltar, que toda e qualquer substância orgânica tem como átomo determinante o elemento Carbono(C). 

continua…

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: